Qual o CNAE para coprodutor? Essa é uma dúvida comum entre os coprodutores que desejam abrir um CNPJ para receber seus rendimentos como PJ, evitando problemas com o fisco e o excesso de impostos.

Pensando nisso, a Recont Contadores, sua assessoria contábil especializada em negócios digitais, decidiu preparar um conteúdo completo e explicativo sobre o assunto. Continue conosco para esclarecer suas dúvidas e saber mais!

O que faz um coprodutor?

Para descobrir qual é o CNAE para coprodutor, precisamos entender com clareza quais são as atividades prestadas por este tipo de profissional.

Por definição, o coprodutor é o profissional que auxilia o infoprodutor no desenvolvimento de produtos digitais, como ebooks e cursos online, em troca de uma participação nas vendas.

Sendo assim, quando os infoprodutos vinculados ao coprodutor são vendidos em plataformas como Hotmart, Eduzz e Monetizze, um percentual previamente acordado é transferido diretamente para a conta do coprodutor.

A depender do que for acordado, o coprodutor pode participar do desenvolvimento do infoproduto ou então do seu lançamento e divulgação, sendo muito comum que influencers e gestores de tráfego entrem nesse tipo de negócio como coprodutores.

Qual o CNAE para coprodutor?

O CNAE para coprodutor pode variar em função do tipo de infoproduto que será comercializado com sua participação.

Diante disso, normalmente, quando um CNPJ de coprodutor é emitido, são vinculados no mínimo três códigos CNAE ao mesmo.

Para venda de cursos online:

Para venda de e-books:

Vale lembrar, que a correta escolha do CNAE é fundamental para que o empreendedor digital evite problemas com o fisco, e além disso, recolha corretamente os impostos devidos sobre seus rendimentos.

Qual a tributação para coprodutor?

Quando um coprodutor decide abrir um CNPJ, ele tem três regimes de tributação à sua disposição. São eles:

A escolha do regime, por sua vez, dependerá do planejamento tributário elaborado pela contabilidade, levando em consideração uma série de fatores, como faturamento e tipo de infoproduto vendido.

Com um planejamento tributário completo, elaborado por uma contabilidade especializada em negócios digitais, o coprodutor pode obter uma importante economia de impostos.

No Simples Nacional, por exemplo, a venda de e-books pode ser tributada em apenas 2,75% (considerada a isenção de ICMS para este tipo de infoproduto).

Em contrapartida, os coprodutores que não possuem CNPJ ficam sujeitos à tributação com base no IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), cuja alíquota pode chegar a 27,50% ao mês.

Como abrir CNPJ para coprodutor?

Para abrir um CNPJ de coprodutor, você precisará de alguns documentos e do apoio e assessoria de uma contabilidade especializada em negócios digitais.

Aqui na Recont Contadores, por exemplo, você conta com a expertise de contadores com grande bagagem no mercado digital e pode regularizar o seu CNPJ em poucos dias, sem qualquer complicação.

Para saber mais, esclarecer dúvidas e receber um orçamento sem compromisso, entre em contato conosco!