Pensando em abrir um e-commerce, mas ainda não sabe por onde começar? Se você busca apoio e assessoria especializada para tirar os seus planos do papel, chegou ao lugar certo.
Neste conteúdo, a Recont Contadores, sua assessoria contábil especializada em negócios digitais, vai esclarecer as principais dúvidas e apresentar os trâmites legais para abertura de um e-commerce.
Para saber mais e ficar por dentro de tudo o que está relacionado ao assunto, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Panorama do e-commerce brasileiro
De acordo com dados divulgados pela Neotrust, o e-commerce brasileiro cresceu 27% em 2021, atingindo um faturamento recorde de R$ 161 bilhões, além disso, foi registrado um crescimento de 17% no número de pedidos.
Por sua vez, o índice MCC-ENET, aponta que o forte crescimento deve continuar por um bom tempo, estimando um crescimento de 56% para o e-commerce brasileiro até o ano de 2024.
Sem dúvida alguma, estamos diante de um excelente cenário para investir em negócios digitais, como lojas virtuais e marketplaces.
Como abrir um e-commerce [Passo a Passo]
Neste tópico, você vai conferir em 4 passos, o que é preciso para abrir e legalizar um e-commerce, tirando os seus planos e objetivos do papel.
A Rezzult Contabilidade é especialista em negócios digitais e pode fornecer orientações importantes sobre todo o processo e etapas que você precisará percorrer.
1.Construa um plano de negócios
Apesar de não ser uma etapa obrigatória, para abrir um e-commerce de sucesso, você precisará elaborar um plano de negócios.
O plano de negócios é um documento que reunirá uma série de informações importantes e estratégicas sobre sua futura empresa, incluindo:
- Definição do público-alvo e formas de alcançá-lo;
- Estudo de mercado e dos principais concorrentes;
- Estudo e identificação de fornecedores;
- Necessidade de contratação de mão de obra;
- Nome e objetivos da empresa;
- Planejamento completo de marketing;
- Planejamento financeiro e retorno estimado.
2.Adquira um domínio para abrir um e-commerce
Após montar um plano de negócios, você precisará pensar no nome do seu e-commerce e adquirir um domínio, ou seja, um endereço para o seu site.
Você pode consultar a disponibilidade de domínios e adquirir o seu no site do Registro.br, pagando uma taxa de R$ 40,00 anuais.
Pense com cuidado no nome e domínio do seu e-commerce, garantindo que ele seja marcante e ao mesmo tempo de fácil memorização.
3.Escolha uma plataforma de e-commerce
Na sequência, você pode contratar um programador para construir o seu site do zero ou escolher uma plataforma de e-commerce personalizável.
São muitas as opções em plataformas para e-commerce, dentre elas:
- Bagy;
- CartPanda;
- Irroba;
- iSet;
- Jet Ecommerce;
- Loja Integrada;
- Loja Virtual;
- Magento;
- Nuvemshop;
- OpenCart;
- Shopify;
- Tray Corp;
- VTEX;
- WooCommerce.
Pesquise bastante, confira os planos, funcionalidades e reputação das plataformas antes de fazer a sua escolha.
4.Contrate uma contabilidade para e-commerce
Por fim, quando o objetivo é abrir um e-commerce, você também precisará do suporte de uma contabilidade especializada em negócios digitais.
O contador, esclarecerá suas dúvidas, definirá o regime tributário mais econômico para a sua empresa, e além disso, cuidará de todos os trâmites para abertura da sua empresa, do registro na Junta Comercial e emissão do CNPJ ao Alvará de Funcionamento.
Deseja saber mais, conversar com um especialista em negócios digitais e abrir o seu e-commerce sem qualquer complicação?
Se a sua resposta foi “Sim”, entre em contato conosco!