Como emitir nota fiscal de serviços médicos? Essa é uma dúvida comum entre profissionais da área médica que procuram os serviços especializados da Recont Contadores.
Se você é médico (a) e pretende prestar serviços para hospitais, por exemplo, saiba que a emissão de notas fiscais é uma exigência da maior parte dos hospitais, tendo em vista que as organizações de saúde não costumam contratar médicos que atuam apenas como pessoa física.
Além disso, quem decide abrir um CNPJ para começar a emitir notas fiscais, passa a ter acesso a uma série de benefícios importantes, conforme vamos destacar na sequência.
Benefícios do CNPJ para médicos
Abrir um CNPJ para médicos pode lhe garantir muitos benefícios, dentre os quais, podemos destacar:
- Economia no pagamento de impostos: A economia de impostos é um dos benefícios mais importantes que o médico encontra ao abrir um CNPJ.
- Acesso a conta bancária PJ: Com um CNPJ, o médico pode ter acesso a uma conta bancária PJ e a todos os benefícios que ela pode oferecer.
- Mais oportunidades de trabalho: Como um CNPJ, você terá permissão para emitir nota fiscal de serviços médicos, e com isso, mais oportunidades de trabalho, incluindo para prestar serviços e fazer plantões em hospitais.
Por esses e outros motivos, é cada vez maior o número de profissionais que decidem abrir um CNPJ e solicitar permissão para emitir nota fiscal de serviços médicos.
O que é preciso para emitir nota fiscal de serviços médicos
Para emitir nota fiscal de serviços médicos, o profissional precisa dos seguintes itens:
- Suporte de uma contabilidade especializada em saúde;
- CNPJ ativo, ou seja, em situação regular com a Receita Federal;
- Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento ativo;
- Registro no CRM – Conselho Regional de Medicina.
Assim que o CNPJ estiver em situação regular e toda documentação da PJ médica liderada pelos órgãos competentes, o profissional recebe acesso ao sistema emissor de notas fiscais de prestação de serviços e pode faturar suas notas.
Como abrir um CNPJ médico?
Agora que você já sabe quais são os principais benefícios de trabalhar como PJ e o que é preciso para emitir nota fiscal de serviços médicos, é hora de conferir o passo a passo para abertura do seu CNPJ.
1.Contrate uma contabilidade especializada na área médica: Contrate uma contabilidade especializada na área médica para cuidar dos trâmites de abertura do seu CNPJ.
2.Separe os documentos necessários: Logo em seguida, você precisará separar alguns documentos básicos, incluindo:
- RG e CPF;
- Registro no CRM;
- Comprovante de Residência.
3.Aguarde a abertura da PJ médica: Por fim, aguarde enquanto o nosso time de contadores cuida dos trâmites legais para abertura da sua PJ de serviços médicos, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro no CRM;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação da Licença Sanitária.
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Deseja saber mais, abrir um CNPJ, emitir nota fiscal de serviços médicos e aproveitar todos os benefícios dessa decisão?
Clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!
