Organizar a gestão financeira da sua clínica é fundamental para garantir a saúde financeira e o sucesso a longo prazo do seu empreendimento na área da saúde.

Partindo desse princípio, neste artigo, vamos explorar estratégias e apresentar algumas dicas para que você consiga organizar de forma eficiente a gestão financeira do seu negócio.

Se você ainda não nos conhece, a Recont Contadores é especializada em clínicas médicas, e pode ajudar você a chegar mais longe com os seus negócios!

5 dicas para organizar a gestão financeira da sua clínica

Sem tomar muito o seu tempo, e em apenas 5 dicas, vamos mostrar como você pode organizar a gestão financeira da sua clínica. Confira!

1.Tenha um planejamento orçamentário

Criar um planejamento orçamentário é fundamental para organizar suas finanças. Partindo desse princípio, analise suas receitas e despesas, estabeleça metas realistas e acompanhe regularmente o desempenho financeiro da sua clínica, frente ao planejamento que foi montado.

Certamente, isso vai ajudar você a identificar áreas de melhoria e tomar medidas corretivas, se necessário, como por exemplo, reduzir determinados tipos de despesas.

2.Adquira um software de gestão financeira

Utilize softwares de gestão financeira específicos para clínicas médicas. Essas ferramentas automatizam tarefas como faturamento, controle de contas a pagar e de contas a receber.

Os sistemas de gestão ajudam a economizar tempo, reduzir erros e podem fornecer uma visão mais clara das finanças da clínica, por meio de relatórios e indicadores.

3.Separe as finanças pessoais e empresariais

Misturar as finanças pessoais com as da clínica é um erro muito comum, mas que pode levar a sérias complicações.

Partindo disso, tenha contas bancárias separadas para gerenciar suas finanças pessoais e as finanças empresariais, assim como cartões de crédito distintos.

Essa simples atitude facilitará o controle e a análise dos dados financeiros da clínica, além de colaborar para que você evite problemas com o fisco.

4.Acompanhe de perto o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um indicador fundamental da saúde financeira de uma clínica, pois é capaz de monitorar entradas e saídas de dinheiro de forma regular e precisa.

Utilizar esse tipo de ferramenta permitirá que você identifique possíveis problemas de liquidez, faça projeções financeiras e tome decisões assertivas sobre investimentos ou cortes de custos.

5.Construa uma reserva de emergência

Por fim, procure destinar uma pequena parcela (5% a 10% do lucro mensal) da sua clínica, para construir uma reserva de emergência.

A reserva poderá ser utilizada em imprevistos e momentos de dificuldade, evitando, por exemplo, o atraso de pagamento a fornecedores ou a necessidade de contratar linhas de crédito com juros abusivos.

Conte com a Recont Contadores

Nós temos certeza, ao seguir as nossas dicas, você vai conseguir organizar a gestão financeira da sua clínica e chegar ao sucesso!

Para mais dicas voltadas para a gestão de clínicas, continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades.

Recont Contadores - gestão financeira