Quem pretende empreender vendendo produtos no Mercado Livre e na Shopee, precisa ter CNPJ?
Neste conteúdo, a Recont Contadores, sua assessoria especializada em negócios digitais, esclarece as principais dúvidas relacionadas a este importante assunto.
Convidamos você para continuar conosco, acompanhar este artigo até o final, e conferir o que é preciso para vender produtos de forma legalizada nestas plataformas, pagando menos impostos e evitando problemas com o fisco.
É obrigatório ter CNPJ para vender no Mercado Livre e na Shopee?
A princípio, podemos afirmar que não é obrigatório ter CNPJ para vender no Mercado Livre e na Shopee, afinal, ambas as plataformas aceitam cadastrar vendedores do tipo pessoa física.
No entanto, quem opta por vender produtos na internet sem CNPJ, acaba pagando mais impostos e pode enfrentar sérios problemas com o fisco.
Além disso, vale destacar que tanto o Mercado Livre, quanto a Shopee, contam com alguns benefícios e serviços exclusivos para vendedores cadastrados como pessoa jurídica.
Quais os benefícios de vender no Mercado Livre e na Shopee com CNPJ?
Quem opta em abrir um CNPJ para vender no Mercado Livre e na Shopee pode contar com uma série de benefícios importantes, incluindo:
Economia de impostos: Via de regra, a carga tributária sobre a venda de produtos como pessoa jurídica é menor que a aplicável às pessoas físicas.
Com um CNPJ, você pode ser tributado em apenas 4% no Simples Nacional, contra uma alíquota que pode chegar até 27,50% apenas a título de Imposto de Renda, no caso das vendas no CPF.
Maior poder de competitividade: Como pessoa jurídica, você poderá ter acesso aos melhores fornecedores, pagará menos impostos e com isso, poderá ofertar preços competitivos e vender mais.
Maior lucratividade: Com uma boa economia de impostos, você pode aumentar a sua margem de lucro, e com isso, obter recursos para expandir os seus negócios e até mesmo montar um e-commerce próprio.
Facilidade de entrega: Tanto o Mercado Livre, quanto a Shopee, contam com parcerias e serviços de entrega de baixo custo para vendedores do tipo PJ. Dentre as alternativas, estão o Mercado Envios e o Shopee Xpress.
Volume ilimitado de vendas: Para evitar problemas com o fisco, Mercado Livre e Shopee limitam o volume de vendas mensais como pessoa física.
No Mercado Livre, por exemplo, este limite é de apenas R$ 12 mil mensais, o que pode comprometer os resultados dos seus negócios.
Permissão para emitir notas fiscais: Por fim, vale destacar que com um CNPJ, você poderá emitir notas fiscais, evitará problemas com o fisco e transmitirá maior credibilidade aos compradores.
Como abrir CNPJ para vender no Mercado Livre e na Shopee?
Abrir CNPJ para vender no Mercado Livre e na Shopee é muito simples. Basicamente, tudo o que você precisa é do apoio de uma contabilidade especializada e de alguns documentos básicos, incluindo:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do imóvel de registro da empresa.
Para começar reduzindo custos, você pode registrar o seu negócio com o seu endereço residencial ou então através de um endereço virtual.
Conte com o apoio da Recont Contadores, abra o seu CNPJ e venda seus produtos de forma legalizada, pagando menos impostos!
Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco!
Resposta de 0